Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo

001 portugal web 800 thumb© Cour grand-ducale / tous droits réservés

 Apresentação das cartas credenciais de S.Exa. o Embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito, a Sua Alteza Real o Grão Duque do Luxemburgo, no dia 21 de novembro de 2018.

Mais notícias Notícias

sopinor 1

 

sopinor 2

 O Embaixador de Portugal esteve presente nas celebrações do 20º aniversário do Grupo Sopinor, liderado pelo Senhor Orlando Pinto, a que foram associados todos os seus trabalhadores, fornecedores e donos de obra, nomeadamente os luxemburgueses do “tram”.  

sopinor 3

 Na ocasião, o Embaixador de Portugal teve a oportunidade de trocar impressões sobre diversas políticas de inclusão a desenvolver no Luxemburgo e na Assembleia da República a favor da Diáspora com a Senhora Deputada Nathalie Oliveira.

sopinor 4

bom dia 1

 

Várias centenas de jovens e respetivas famílias alinharam-se pacientemente este sábado para entrar no Instituto Camões, no Luxemburgo, para a cerimónia de entrega de diplomas dos cursos de português.
A fila prolongou-se por mais de três horas, o que despertou a curiosidade de muitos luxemburgueses e estrangeiros, que perguntavam aos jovens a razão de estarem ali. A resposta surpreendeu os curiosos: “não é a inscrição para nenhum concurso. Vamos receber os diplomas para os alunos de português no Luxemburgo”, orgulhavam-se.


“Mas são assim tantos os alunos a estudar português no Luxemburgo?”, perguntavam os transeuntes. “São cerca de três mil alunos inscritos nos cursos, um número em crescimento constante nos últimos anos”, revela Joaquim Prazeres, coordenador do Ensino Português no Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos” (CEPE Benelux), que é uma das onze bases da rede do Instituto Camões, organização responsável pelos cursos de língua portuguesa cá fora.


Foram mais de 350 os alunos que receberam o convite para a cerimónia de entrega de diplomas destes cursos de português, uma iniciativa que contou com a presença de António Gamito, embaixador de Portugal no Luxemburgo.

bom dia 2

Em declarações ao BOM DIA, o diplomata mostrou-se satisfeito “pela presença de tantos pais e encarregados de educação que acreditam que vale a pena aprender português, e pelo empenho no sucesso da escolaridade dos seus educandos de forma que surjam “novos talentos que possam fazer os seus estudos superiores em Portugal e ajudar no desenvolvimento do país”.

António Gamito deixou ainda uma palavra de apreço aos professores e aos pais pela sua “ação determinante junto das autoridades luxemburguesas sobre a importância da língua materna no desenvolvimento educativo dos jovens”.

Joaquim Prazeres reforçou também que este projeto está preparado “para responder a todas as novas inscrições”, evocando os 28 docentes à sua disposição.

 

 

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/mQPOSiqlCEA para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

   Cortesia do Bomdia.lu 

 

foto1

Recipientes dos prémios de Excelência

Ao nível dos Prémios Excelência, a CEPE entregou 11 dos 12 certificados referentes a todos os níveis de proficiência. No total, foram dados 201 diplomas, ficando 144 por entregar presencialmente pela Coordenação de Ensino. Aos alunos que completaram o nível C1 (fim do ensino secundário), foram-lhes dadas brochuras sobre uma sessão de esclarecimento com a DGES a realizar amanhã por teams.

acesso ensino sup page 0001

 acesso ensino sup page 0002

 

foto 2

CEPE e professoras

Para além da Coordenação de Ensino, estiveram envolvidas nesta organização as professoras Elisabete Figueiredo, Clara Santos, Isabel Alexandra Ferreira e Carmen Alves, cujo empenho pude constatar, assim como o excelente relacionamento com os seus alunos.  

O Embaixador de Portugal fez na cerimónia as seguintes observações:

a) A importância dos Pais/Encarregados de Educação no incentivo para os seus filhos frequentarem os cursos de língua e cultura portuguesa no Luxemburgo;

b) O desejo dos alunos em manterem por esta via uma ligação ao país de origem; daí o crescimento do número de alunos inscritos, que ronda hoje os 3.100;

c) A excelência da CEPE e dos seus professores no ensino ao e do acompanhamento dos alunos;

d) A língua portuguesa como um ativo futuro para a vida e inserção profissional;

e) A descoberta de talentos que deveriam ingressar no ensino superior em Portugal e aí ficar.

 

 

embaixador

 

No âmbito de reuniões que o Embaixador de Portugal tem mantido com diversos líderes de partidos políticos luxemburgueses para abordar a questão do recenseamento e do voto da Comunidade Portuguesa nas próximas eleições municipais no Grão-Ducado, com vista ao exercício da sua cidadania, encontrou-se ontem, dia 07.07.2022, com o líder do CSV, Dr. Claude Wiseler, com quem trocou impressões sobre a matéria.

1.Viagens.

Cessou a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital Covid da UE nas viagens com destino a Portugal e ao Luxemburgo.

É obrigatório o uso de máscara a bordo das aeronaves de e para Portugal nas seguintes companhias de aviação: TAP, easyJet e Ryanair. A Luxair exige máscara apenas para voos com destinos em Portugal.  

Recomenda-se ao viajante a celebração de um contrato de seguro que inclua coberturas médicas e a possibilidade de evacuação sanitária.

Os cidadãos nacionais com dificuldades em regressar a território nacional, poderão contactar o Gabinete de Emergência Consular (GEC) do Ministério dos Negócios Estrangeiros através dos telefones +351 217 929 714 e +351 961 706 472 e do e-mail gec@mne.pt, que funciona 24 horas por dia durante todo o ano.

2. Regras sanitárias obrigatórias no Luxemburgo.

Redução do período de isolamento das pessoas infetadas, de dez para sete dias, embora possa ser terminado mais cedo após a realização de dois autotestes efetuados em dois dias consecutivos com resultado negativo.

Uso de máscara nos hospitais e nos lares.

Todas as informações podem ser obtidas através da página oficial https://covid19.public.lu/fr/covidcheck.html; Recomenda-se também a consulta ao portal do Ministério da Saúde https://msan.gouvernement.lu/fr/actualites.html

3. Regras sanitárias obrigatórias em Portugal.

Termo da obrigatoriedade do uso de máscara exceto nos hospitais, nos lares, em casos de pós isolamento e nos transportes públicos, incluindo o aéreo.  

Isolamentos em caso de teste positivo:

- Se as pessoas não tiverem sintomas ou estes forem ligeiros, ficam em isolamento 5 dias a contar da data do teste positivo, prazo em que termina sem necessidade de novo teste, mas com a obrigatoriedade de usar máscara por mais 5 dias;

- Se as pessoas tiverem sintomas moderados ficam em isolamento 10 dias;

- Se as pessoas tiverem doença grave ficam em isolamento 20 dias ou 10 dias mediante teste rápido antigénio de uso profissional negativo.

Todas as informações podem ser obtidas através da página oficial da Direção Geral de Saúde, https://covid19.min-saude.pt .

Contactos

282, route de Longwy
L – 1940 Luxembourg

+352 46 61 90 – 1
luxemburgo@mne.pt (Embaixada)
pensoes.luxemburgo@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 pr logox2

botao guia portugueses seguranca social luxemburgo 10.09

 guia para portugueses luxemburgo 15 dez

guia fiscal para o luxemburgo

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

logo

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

boto

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais