Notícias

Mais notícias

Está a decorrer, até ao dia 25 de outubro, a fase de inscrição das escolas interessadas em participar no Programa Parlamento dos Jovens - edição 2023/2024, uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

A iniciativa tem como objetivos educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República; promover o debate democrático e incentivar o debate e a reflexão. O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e outra ao ensino secundário, ambas subordinadas à celebração dos 50 anos do 25 de abril de 1974, pelo que o tema desta edição é:

“Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa.”

Esta iniciativa contempla igualmente os círculos eleitorais da Europa e de Fora da Europa, devendo as escolas e as associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas proceder à inscrição através do preenchimento de formulário eletrónico disponível em: http://jovens.parlamento.pt  

Conforme disponibilidade orçamental, as despesas com os transportes aéreos dos participantes (2 alunos e 1 professor) de uma escola do círculo da Europa e de uma escola do círculo de Fora da Europa, por cada sessão nacional (básico e secundário), serão asseguradas pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, em regime de reembolso. A estadia em Lisboa é assegurada pela Assembleia da República.

 

cartaz PJ

A 10ª edição dos “Luxembourg Internet Days”, a realizar-se nos dias 7 e 8 de novembro de 2023, é o mais importante evento na área das tecnologias de informação que se realiza neste país, tendo um grande impacto na chamada “Grande Região”, área geográfica que engloba o Luxemburgo e regiões limítrofes da Bélgica, França e Alemanha.

Os Luxembourg Internet Days (LID) são organizados pela Luxembourg Internet Exchange, entidade privada sem fins lucrativos que tem entre os seus membros diversas entidades oficiais e grandes empresas luxemburguesas e empresas internacionais sediadas no Luxemburgo.

Na edição de 2023 desta iniciativa, Portugal vai ser o País Convidado/Country Partner, devido à relevância, notoriedade e protagonismo internacional do setor português das tecnologias da informação e também à aposta que este setor mereceu, com excelentes resultados, no âmbito do Seminário Económico realizado em 2022 por ocasião da visita oficial dos Grão-Duques do Luxemburgo a Portugal. As principais entidades que apoiam esta iniciativa são os Ministérios de Estado e da Economia do Luxemburgo, Luxembourg Chamber of Commerce, Representação da União Europeia no Luxemburgo, Cybersecurity Luxembourg, MyConnectivity, Embaixada de Portugal no Luxemburgo, Embaixada do Luxemburgo em Portugal e AICEP.

A nova edição dos LID vai ser dedicada à temática “Network Security & Resilience”, sendo dedicada às empresas e entidades portuguesas com sede em Portugal que atuem nas áreas da cibersegurança e resiliência de redes. A língua de trabalho deste evento é a língua inglesa.

A entidade organizadora prevê que esta iniciativa venha a ter a presença de 1.100 visitantes (ao nível de CIO’s, CTO’s, CEO’s e CISO’s), dos quais cerca de 30 por cento de fora do Luxemburgo, mais de 500 empresas e entidades e 50 expositores com stand próprio, num evento que irá decorrer nas instalações da Luxemburg Chamber of Commerce (rue Alcide de Gasperu, 7, Luxembourg). Estão também previstas diversas conferências paralelas a esta iniciativa e espaços para networking. Da parte luxemburguesa, estão previstas visitas ao LID por parte do Primeiro-Ministro e do Ministro para a Digitalização, para além de outras entidades relacionadas com a temáticas da cibersegurança e resiliência de redes.

 

Forma de participação

Para as empresas que decidam participar como expositores nos “Luxembourg Internet Days”, a entidade organizadora tem disponíveis dez stands gratuitos individuais (um por empresa/entidade) na área de exposição, nos dois dias do evento, equipados com uma mesa de 1,25 x 0,80 m, duas cadeiras e tomada elétrica. A empresa poderá trazer o seu próprio roll-up (máximo de 1,25 m de largura), brochuras e merchandising.

Neste pacote de stand gratuito, está prevista uma referência/presença da empresa/entidade na plataforma digital do evento e a inscrição de 2 pessoas para o “Sunset Eve”, evento de networking a realizar no dia 7 de novembro, a partir das 19h00.

 

Condições de participação e inscrições para os expositores

As empresas/entidades deverão preencher o seguinte formulário, enviando-o por email para a Sra. Frédérique Ulrich (frederique.ulrich@lu-cix.lu), até ao dia 15 de setembro de 2023. A entidade organizadora desta iniciativa reserva o direito de aceitar ou recusar pedidos de stands gratuitos com base na relevância ao tema do evento e proveniência da empresa solicitante.

Os critérios para a atribuição de um stand gratuito nos “Luxembourg Internet Days” são o seguintes:

  • A empresa/entidade deverá possuir experiência, soluções ou um particular interesse em cibersegurança e resiliência de redes ou
  • Que procure soluções/parcerias com empresas sediadas no Luxemburgo, em pelo menos um desses temas, e dar-se-á prioridade a empresas sediadas em Portugal.

Apenas a assinatura do boletim de inscrição por parte da entidade organizadora, confirma a aceitação da inscrição da empresa nos “Luxembourg Internet Days”.

Quer as empresas que pretendam estar presentes como expositores, quer as empresas que  pretendam apenas visitar esta iniciativa, de forma gratuita, deverão fazer um registo obrigatório neste link, que irá também servir como plataforma de networking dos “Luxembourg Internet Days”.

Para mais informações sobre esta iniciativa poderá contactar o Escritório da AICEP em Bruxelas, que também acompanha este mercado.

Os cidadãos lusófonos no Luxemburgo que sofram de doenças do foro oncológico podem ter acesso a três recursos da « Fondation Cancer » em língua portuguesa:

  1. O guia intitulado “Falar do cancro: encontrar as palavras certas”, que pode ser consultado através da ligação https://www.cancer.lu/sites/default/files/inline-files/FondationCancer_LivreblancCommentTeDire_A5_PT_WEB-simple.pdf;
  2. A brochura intitulada “Tenho cancro: como dizê-lo aos meus filhos?”, que pode ser consultada através da ligação https://www.cancer.lu/sites/default/files/2023-07/FC_BrochCommentenparler_PT_Web_simples.pdf;
  3. A possibilidade de aceder a consultas psicológicas, personalizadas e gratuitas, com profissionais lusófonos, cujas modalidades podem ser consultadas através da ligação https://www.cancer.lu/fr/les-consultations-psychologiques.

A Embaixada de Portugal agradece à « Fondation Cancer » o seu empenho em prol dos doentes oncológicos portugueses no Luxemburgo, que seguramente permite prestar um melhor acompanhamento a pessoas em situação de particular vulnerabilidade em razão do seu estado de saúde.

Viana do Castelo acolhe a edição 2023 do maior evento português de investidores da diáspora. Os ENCONTROS PNAID (Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora) rumam ao Minho nos próximos dias 14 a 16 de dezembro com o objetivo de promover o investimento, fomentar as exportações e apoiar a internacionalização dos negócios locais através do potencial empreendedor das comunidades portuguesas.

 

Em destaque na edição deste ano vão estar as oportunidades de investimento na economia azul, energias renováveis e sustentabilidade. Será também o momento de conhecer as políticas, programas, prioridades e oportunidades de investimento em Portugal, com enfoque num quadro de valorização dos territórios de baixa densidade.

Numa evolução em relação à edição anterior, o evento irá privilegiar o diálogo, networking e contactos cruciais para a criação de sinergias de sucesso entre empreendedores e empresas da diáspora, instituições e empresas nacionais. Empresas e empreendedores têm a oportunidade de se conectar com investidores, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de oportunidades concretas para o fortalecimento da economia pela fixação de investimento e internacionalização de negócios.

O PNAID enquadra diversos mecanismos de promoção do investimento da diáspora, em articulação com as várias áreas governativas e num trabalho em rede com o poder local, organismos públicos e associações empresariais.

A primeira edição contou com 750 participantes (dos quais quase 200 residentes no estrangeiro), de 35 países, 100 oradores e 56 apresentações de empresas e empreendedores em dinâmicas de investimento e aceleração de exportações através da diáspora.

As inscrições ficarão disponíveis no final de setembro em www.encontrosdiaspora.pt

Viana do Castelo e as melhores oportunidades de investimento esperam por si!

foto

O Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, na presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba e da Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, assinou, a 29 de maio, em Lisboa, com o Ministro da Energia do Luxemburgo, Claude Turmes, um Memorando Entendimento no domínio das energias renováveis, que definiu o quadro de colaboração bilateral nesse âmbito, designadamente no que respeita à produção e transporte do hidrogénio verde.

Portugal tem um enorme potencial em energias renováveis, principalmente sob forma de hidrogénio renovável e seus derivados. O Luxemburgo tem experiência com diferentes mecanismos de cooperação na matéria, nomeadamente com a Dinamarca, onde contribuiu para o desenvolvimento de uma ilha artificial de energia no Mar do Norte. Por conseguinte, a parceria entre ambos os países visa facilitar e fomentar o desenvolvimento de um corredor europeu para a importação de hidrogénio renovável para a região do Benelux (com extensão a parcelas dos territórios alemão e francês), particularmente entre os portos marítimos de Sines e de Roterdão.

Contactos

282, route de Longwy
L – 1940 Luxembourg

+352 46 61 90 – 1
luxemburgo@mne.pt (Embaixada)
pensoes.luxemburgo@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

pr logox2

botao guia portugueses seguranca social luxemburgo 10.09

informacoes uteis para portugueses em risco

botao informacoes uteis viver e trabalhar luxemburgo

guia fiscal para o luxemburgo

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

logo

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

boto

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais