Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo

001 portugal web 800 thumb© Cour grand-ducale / tous droits réservés

 Apresentação das cartas credenciais de S.Exa. o Embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito, a Sua Alteza Real o Grão Duque do Luxemburgo, no dia 21 de novembro de 2018.

Mais notíciasNotícias

1.Viagens.

A. Cessou a obrigatoriedade de apresentação de certificado digital Covid da UE em relação aos viajantes de nacionalidade portuguesa com destino ao Luxemburgo por via aérea. É obrigatório o uso de máscara a bordo das aeronaves de e para Portugal nas seguintes companhias de aviação:  TAP, easyJet e Ryanair.  A Luxair exige máscara apenas para voos com destinos em Portugal.  

B. Para efeitos de entrada nas fronteiras aeroportuária, terrestre e marítima portuguesas, será exigida a todos os viajantes maiores de 12 anos, provenientes do Luxemburgo, a apresentação de Certificado Covid da U.E., digital ou em papel, com possibilidade de leitura ótica através de um código QR pelo sistema Passe Covid português. Esse certificado deverá indicar se o passageiro:

- Concluiu um esquema vacinal primário há mais de 14 dias e menos de 270 dias (9 meses) desde a tomada da última dose de uma vacina contra a Covid-19; ou

- Tomou uma dose de reforço de uma vacina contra a Covid-19 (sem limite de data); ou

- Recuperou da infeção por Covid-19 nos 180 dias (6 meses) anteriores à viagem; ou

- Realizou teste PCR ou rápido antigénio, com resultado negativo, nas 72 ou 24 horas anteriores ao embarque, respetivamente.

C. Em caso de deslocação por via terrestre, cada viajante deve informar-se sobre as medidas e restrições existentes em cada um dos países de trânsito, diretamente junto das autoridades dos países de passagem, dos postos consulares e do Portal das Comunidades Portuguesas (www.portaldascomunidades.mne.gov.pt).

D. Recomenda-se ao viajante a celebração de um contrato de seguro que inclua coberturas médicas e a possibilidade de evacuação sanitária.

E. Os cidadãos nacionais com dificuldades em regressar a território nacional, poderão contactar o Gabinete de Emergência Consular (GEC) do Ministério dos Negócios Estrangeiros através dos telefones +351 217 929 714 e +351 961 706 472 e do e-mail gec@mne.pt, que funciona 24 horas por dia durante todo o ano.

2. Regras sanitárias obrigatórias no Luxemburgo.

A. Mantém-se como obrigatórias as seguintes medidas de proteção:

- Redução do período de isolamento das pessoas infetadas, de dez dias para sete dias, embora possa ser terminado mais cedo após a realização de dois autotestes realizados em dois dias consecutivos com resultado negativo.

- Uso de máscara nos hospitais e nos lares;

B. Todas as informações podem ser obtidas através da página oficial https://covid19.public.lu/fr/covidcheck.html; Recomenda-se também a consulta ao portal do Ministério da Saúde https://msan.gouvernement.lu/fr/actualites.html

3. Regras sanitárias obrigatórias em Portugal.

A. Termo da obrigatoriedade do uso de máscara exceto nos hospitais, nos lares e nos transportes públicos, incluindo o aéreo.    

B. Fim da exigência de apresentação de Certificado Digital Covid da U.E., exceto no controle de fronteiras.

C. Isolamentos em caso de teste positivo:

- As pessoas que registarem um resultado positivo num autoteste devem fazer um teste antigénio ou PCR num prazo de 24 horas, devendo manter-se em isolamento no domicílio;

- Se essas pessoas não tiverem sintomas ou estes forem ligeiros, ficam em isolamento 7 dias a contar da data do teste positivo, em autocuidado e automonitorização, não estando previsto acompanhamento por profissional de saúde. O isolamento termina após os 7 dias, sem necessidade de novo teste;

- Se essas pessoas tiverem sintomas moderados ou graves, ficam em isolamento pelo menos 10 dias e devem ligar para o SNS24 (808 24 24 24) ou para o 112, se tiverem, entre outros sintomas, tosse com expetoração, febre superior a 40ºC por mais de 48 horas, dificuldade em respirar, dor no peito e vómitos ou diarreia persistentes.

D. Todas as informações podem ser obtidas através da página oficial da Direção Geral de Saúde, https://covid19.min-saude.pt

Mili Fernandes-Tasch, como aqui é conhecida, que se encontra neste país há mais de 50 anos, onde casou e, por essa via, obteve a dupla nacionalidade, foi ontem condecorada pela Ministra da Cultura, Sam Tanson.

Recebeu a Ordem da Coroa de Carvalho, grau de cavaleiro. Na altura, justificou-se a atribuição da condecoração pelo facto de ter sido uma pessoa que ao longo dos últimos 20 anos tinha contribuído para o desenvolvimento e a divulgação da cultura luxemburguesa, assim como do projeto europeu. Lembrou-se também que Mili tinha participado na criação do primeiro jornal e da primeira rádio em língua portuguesa. Assinalou-se ainda o seu trabalho enquanto administradora da Abadia de Neumunster, um dos mais relevantes polos culturais do país com quem a Embaixada colabora assiduamente.

Quer através das suas múltiplas atividades culturais, quer cívicas, exercidas publicamente por via da intervenção em múltiplas associações portuguesas ou de palestras em diversas entidades, nunca esqueceu as suas origens e sempre defendeu com coragem e racionalidade a Comunidade Portuguesa, de uma forma única e muito eficaz.

Registamos aqui uma frase que muito apreciamos:  “a paixão naquilo que fazemos é, não só o motor da vida, mas sobretudo a essência da nossa existência”

Parabéns, Mili!

mili

blue talk press release 002 page 001

blue talk press release 002 page 002

A convite do seu presidente, Comendador José Ferreira Trindade, o Embaixador de Portugal participou no Dia de Portugal da associação C.A.S.A realizado em 12 de junho, onde, entre outros, foi medalhado pela sua atividade em prol da defesa dos interesses da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo.

festa casa 10 de junho 2022 foto 1

festa casa 10 de junho 2022 foto 2

festa casa 10 de junho 2022 foto 3

Contactos

282, route de Longwy
L – 1940 Luxembourg

+352 46 61 90 – 1
luxemburgo@mne.pt (Embaixada)
pensoes.luxemburgo@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 pr logox2

botao guia portugueses seguranca social luxemburgo 10.09

 guia para portugueses luxemburgo 15 dez

guia fiscal para o luxemburgo

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

logo

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

boto

logo conf oceanos

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Carreiras Internacionais