As relações entre Portugal e o Luxemburgo são muito antigas e têm-se consubstanciado em vertentes diversas e sempre mais reforçadas e dinâmicas. Quer no domínio político, quer nos pluriformes aspetos da economia e do comércio, da cultura, da difusão da língua portuguesa, da colaboração para a resolução de questões que envolvem a nossa comunidade no Luxemburgo, dos entendimentos no seio da União Europeia, da Organização do Tratado do Atlântico Norte, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da cooperação para o desenvolvimento, da investigação e das parcerias no âmbito da “economia dos mares”, da “economia verde”, do digital e da indústria espacial, Portugal e o Luxemburgo têm continuamente aprofundado o seu relacionamento mútuo, com resultados assinaláveis, que continuam a ser prosseguidos com o maior empenho.
É esse o meu propósito e tem vindo a ser concretizado de forma determinada. Desde logo com a habitual coordenação e colaboração que mantemos com as autoridades e demais organismos luxemburgueses. Mas também com o empenho do Consulado Geral de Portugal, do Instituto Camões, da AICEP e do Turismo de Portugal. E através do diálogo com os nossos compatriotas no Luxemburgo. Individualmente, com as suas estruturas representativas, com as suas forças vivas sociais, económicas, culturais. Não somente para isso, mas também para uma maior facilidade de comunicação entre a Embaixada e a comunidade portuguesa serve a página internet da Embaixada.
A maior pujança do relacionamento bilateral luso-luxemburguês e a continua dignificação do nome e da imagem de Portugal e dos portugueses é a linha de rumo desta Embaixada num percurso no qual todos nós – os portugueses do Luxemburgo – somos indispensáveis.
Pedro Sousa e Abreu
Embaixador de Portugal no Luxemburgo