Informam-se os utentes que podem, através da Segurança Social Direta:

  1. CONSULTAR E OBTER O RECIBO DE PENSÃO

Esta consulta permite obter informação a partir Setembro de 2021 sobre os valores mensais recebidos, nomeadamente os respetivos abonos e  deduções.

O recibo pode ser consultado de forma permanente e segura, sempre que for necessário, e pode ser impresso, evitando a deslocação aos serviços da Segurança Social desta Embaixada.

Para obter o seu recibo de Pensão, aceda à Segurança Social Direta e, após autenticação, selecione o menu "Pensões" > "Rendimentos de Pensões" > "Recibos de Pensão". Aceda aqui.

Se ainda não está registado na Segurança Social Direta, saiba como se registar aqui.

Assista ao vídeo explicativo e saiba como aceder ao seu recibo de pensão. 

 

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/pD_mA80abmo para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

 

 

     2. PROVA ANUAL DA SITUAÇÃO ESCOLAR PARA OS PENSIONISTAS DE SOBREVIVÊNCIA

  • A partir do corrente ano letivo a prova anual passa a ser efetuada exclusivamente através da Segurança Social Direta
  • Quem tem de efetuar a Prova Escolar

          A Prova Escolar deve ser efetuada anualmente por todos os jovens a partir dos 18 anos, que se encontrem a estudar (matriculados) e a receber Pensão de Sobrevivência.

  • O que mudou quanto à Prova Escolar

          A Prova Escolar passa a ser feita na Segurança Social Direta por declaração (não é necessário apresentar comprovativo de matrícula).

  • Para utilizar o serviço de Prova Escolar tem de estar inscrito na Segurança Social Direta, ter a palavra-chave e atualizar os seus dados. 
  • Para que serve a Prova Escolar

          A realização da Prova Escolar garante a manutenção do pagamento da Pensão de Sobrevivência.

          Como fazer a Prova Escolar na Segurança Social Direta

          Após a autenticação na Segurança Social Direta aceda ao “menu” Pensões > Prova Escolar e preencha a informação referente à sua matrícula no próximo ano letivo.

  • O que acontece se não efetuar a Prova Escolar

          Caso não efetue a Prova Escolar, o pagamento da Pensão de Sobrevivência poderá ser suspenso.

  • O pagamento da Pensão de Sobrevivência é retomado a partir do dia 1 do mês seguinte ao da realização da Prova Escolar, com retroativos dos meses de suspensão, para as Provas efetuadas até 31 de dezembro.
  • Para as Provas Escolares efetuadas a partir de 1 de janeiro do ano seguinte, o pagamento da Pensão de Sobrevivência é retomado a partir do dia 1 do primeiro mês seguinte ao da realização da Prova.

 

  • Para mais informações

          Consulte a Monofolha sobre a prova escolar dos pensionista de sobrevivência residentes no estrangeiro, que pode consultar infra.

 

prova escolar 1

prova escolar 2

 

  • Partilhe