Portugal - Luxemburgo

130.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas

 

Comemora-se hoje o 130.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Portugal e o Luxemburgo. Quando, a 21 de Maio de 1811, se formalizou o início desta relação, estava longe de se imaginar os momentos importantes que marcaram e continuam a marcar o excelente relacionamento entre os nossos dois países e povos.

Ao longo dos anos, esta relação de verdadeira parceria tem-se aprofundado continuamente por via de casamentos reais, do acolhimento de refugiados luxemburgueses em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial, da emigração de trabalhadores portugueses e o seu acolhimento no Luxemburgo e da contribuição que estes deram ao desenvolvimento do Grão-Ducado.

Esta relação também foi construída no âmbito da OTAN, desde que Portugal se juntou ao Luxemburgo em 1986 no processo de construção europeia e o Grão-Ducado se tornou observador associado da CPLP.

Mas a relação entre Portugal e o Luxemburgo não é só passado. Pelo contrário, continua diariamente a ser aprofundada em várias dimensões – política, social, educativa, cultural e empresarial – nas quais a Comunidade Portuguesa tem um peso importante na estreita cooperação bilateral onde os dois países têm pontos de vista frequentemente convergentes.

Nos desafios do futuro – a recuperação económica no pós-pandemia, a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e as transições verde e digital, assim como o aprofundamento da democracia, do Estado de Direito e dos Direitos Humanos – Portugal e o Luxemburgo são parceiros em plena sintonia e continuarão a trabalhar em conjunto para construir um futuro cada vez mais próspero e inclusivo para os seus cidadãos.

Luxemburgo, 21 de Maio de 2021.

 

António Gamito
Embaixador de Portugal no Luxemburgo

  • Partilhe