Estão abertas até ao dia 24 de outubro as inscrição das escolas interessadas em participar no Parlamento dos Jovens - edição 2021/2022, uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, com a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Tem como objetivos principais educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República; promover o debate democrático e incentivar o debate e a reflexão. O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e outra ao ensino secundário, cada com um tema próprio:

- Ensino Básico: Fake news: que estratégias para combater a desinformação?

- Ensino Secundário: Fake news: o impacto da desinformação na democracia.

Esta iniciativa contempla igualmente os círculos eleitorais da Europa e de Fora da Europa. Para o efeito, as escolas e as associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas devem enviar um e-mail para:

parlamento.jovens@ar.parlamento.pt a solicitar o código de acesso para preenchimento do formulário eletrónico disponível em www.jovens.parlamento.pt.

Conforme disponibilidade orçamental, as despesas com os transportes aéreos dos participantes (2 alunos e 1 professor) de uma escola do círculo da Europa e de uma escola do círculo de Fora da Europa, por cada sessão nacional (básico e secundário), serão asseguradas pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, em regime de reembolso. A estadia em Lisboa é assegurada pela Assembleia da República.

Encontra-se em anexo a carta-convite da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto da Assembleia da República bem como o calendário de ações a desenvolver.

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